Blog

Primeiro drone dispersor de sementes da américa do sul é desenvolvido no Brasil.

Primeiro drone dispersor de sementes da américa do sul é desenvolvido no Brasil.

Primeiro drone dispersor de sementes da América do Sul é viabilizado por chamada pública do Ibama e do CNPq.

O Workshop Dronecoria Brasil, realizado em novembro de 2019, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), resultou no desenvolvimento do primeiro drone dispersor de sementes na América do Sul. O evento é parte do projeto “Aeronaves Remotamente Pilotadas como Estratégia de Fiscalização de Queimadas e Monitoramento da Restauração Ecológica em Áreas Protegidas”, que obteve apoio financeiro a partir da Chamada Pública n° 33, realizada em 2018 pelo Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Ibama e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Duas oficinas para capacitação de estudantes, professores e público foram realizadas no workshop: biopeletização de sementes nativas do Cerrado e construção de aeronave remotamente pilotada (drone) para dispersão de sementes. De acordo com o engenheiro da computação Lot Amorós, que idealizou o Dronecoria, as oficinas tiveram como principal objetivo encorajar milhares de pessoas a plantar árvores nos diversos biomas brasileiros.

O drone, desenvolvido sob coordenação de NormandesMatos da Silva, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), será apresentadoa instituições públicas como o Instituto Chico Mendes de Conservação daBiodiversidade (ICMBio), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária(Embrapa) e as secretarias estaduais de meio ambiente nos estados. A ideia éque essa inovação tecnológica seja incorporada em todas as regiões do país comoforma de potencializar o serviço ambiental realizado por pássaros e insetospolinizadores.

1