Serviços

CNES

CNES

O que é o CNES ?

O CNES, ou Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, tem como objetivo cadastrar todos os tipos de estabelecimento da área, sejam eles públicos, privados ou conveniados, pessoa jurídica ou física, desde que, por meio deles, sejam realizados serviços de atenção à saúde no Brasil.

O Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) foi instituído pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS em dezembro de 2018. A partir dessa data, todos os profissionais de saúde obrigados a cadastrar e manter atualizados os seus dados junto ao CNES.

Qual a função do CNES ?

O CNES é um cadastro que deve propiciar aos gestores conhecimento efetivo da rede assistencial e existente e da capacidade instalada. Assim sendo, o CNES tem como função principal para a medicina ser uma ferramenta de apoio na gestão, para que possam ser tomadas decisões e realizados planejamentos conforme o mapa assistencial de saúde.

É possível saber quantos e quais estabelecimentos foram abertos ou fechados, onde houve mais leitos sendo abertos na rede pública ou privada, e comparar com a demanda para esses locais. Ou seja, o CNES deve ser o topo da integração dos sistemas de informação do Ministério da Saúde, possibilitando ao órgão maior controle sobre as finanças e permitindo repasses de acordo com a infraestrutura do estabelecimento.

O código obtido ao realizar o cadastro no CNES, além de servir para atestar regularidade no funcionamento, também é utilizado na celebração de contratos ou aditivos entre prestadores de serviço e também operadoras de planos de saúde. É exigência da Agência Nacional de Saúde (ANS). O cadastro é necessário para recebimento de recursos financeiros, firmar parcerias com convênios médicos, entre outros. A não inscrição ou falta de renovação pode ocasionar até o fechamento de estabelecimentos de saúde.

Entre em contato

Se você possui um consultório ou clínica, ou é um porfissional de saúde, realizar o cadastro do  CNES é fundamental para você . Entre em contato conosco clicando no botão do whats app, ou preencha o formulário ao lado que um consultator entrará em contato. Será um prazer atendê-lo.

1